18 anos de Encantos: atingimos “maioridade” na alegria de difundir o canto coral!

11 de novembro de 2020 – uma data especial que tem múltiplos gostos de alegria, reconhecimentos e conquistas compartilhadas... o Coral Encantos completa 18 anos de história, atingindo sua “maturidade” no canto coral a partir de intensa dedicação e entrega às atividades em prol da música. São ensaios, apresentações, shows, gravações, participações em encontros de corais, festivais, ligas, intercâmbios e turnês nacionais e internacionais, percorrendo desde os Estados Unidos (em 2010) até o Chile (em 2014) e tantos outros países junto com o Grande Coro Vozes de Santa Catarina, incluindo Portugal, Itália, França, Espanha, Turquia, Egito e Israel. Apesar de atípico por conta da pandemia do Covid-19, neste ano, buscamos nos reinventar por meio de ensaios online, vídeos-mosaico pelo YouTube e a realização de um show drive-in, dedicado à campanha Outubro Rosa 2020.

Como mencionado em nosso histórico, com o propósito de difundir a arte do canto coral e da música, o Coral Encantos “nasceu” em 11 de novembro de 2002 na cidade de Florianópolis pelo Maestro Robson Medeiros Vicente, regente que segue até hoje à frente do nosso coro, que também conta atualmente com o instrumentista Ramon Pereira da Silva como tecladista e Emanuella Martins Silveira como presidente da diretoria.

Inicialmente, em sua “fase gestacional”, o Grupo Encantos foi formado com a participação de 20 cantores cujo objetivo foi realizar a gravação de um CD de músicas compostas pelo nosso querido Maestro. Observado o bom desempenho nessa gravação, foi decidido manter o grupo e assim formar um coro fixo. Em seu “processo de socialização musical”, inúmeras vozes vieram a se somar dando nova configuração ao então Coral Encantos, onde cada pessoa, no seu jeito de ser, veio contribuir na potência e na qualidade das melodias, acordes e harmonias.


Uma das marcas que torna este coral tão encantador é propriamente sua diversidade tanto nos timbres quanto nas diferentes idades, gerações, etnias, raças, cores, classes sociais, orientações sexuais, dentre outras infinitas e inacabadas possibilidades de ser-pessoa-no-mundo. O reflexo dessa diversidade se expressa no seu dinâmico e eclético repertório que inclui canções populares até clássicos da música universal.

Neste “desenvolvimento musical”, convém destacar a importância do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis, onde o Encantos se mantém vinculado. Nessa relevante instituição de ensino, nosso Coral tem espaço e acolhida, assim como se desenvolve sinergicamente com o Coral Infantojuvenil Vozes do Amanhã, considerado berço de novos talentos e força impulsionadora na continuidade do canto coral junto às novas gerações.

Também merece destaque a união com o Grande Coro Vozes de Santa Catarina, uma genuína e afetuosa congregação de coralistas onde o Encantos se reúne em harmonia com os seguintes grupos: Coral Eletrobras CGT Eletrosul, Coral Geravida Encanto (da Engie Brasil Energia), Coral Movimento de Irmãos de Capoeiras/Florianópolis, Coral Nova Direção (Ponte do Imaruim – Palhoça/SC), Coral Acordes do Divino (Santo Amaro da Imperatriz/SC), Coral Municipal de Rancho Queimado e Coral Vozes do Sul (Armazém/SC).

Vale lembrar ainda as premiações e eventos significativos nestes 18 anos, como o CONESPA (Concerto Espiritual de Páscoa); a Liga Cultural do Alto Uruguai conquistada por cinco anos consecutivos; o XV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Florianópolis no Estádio Orlando Scarpelli em 2006; missas e apresentações no Santuário de Santa Paulina em Nova Trento; além das gravações do primeiro CD (em 2012) e do CD “Das Redes ao Coração” para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida lançado em 2016, o qual recebeu o Troféu Louvemos o Senhor como melhor CD Litúrgico Nacional daquele ano. Tais premiações e eventos foram conquistas legítimas a este dedicado grupo, mas certamente o maior prêmio é a incrível interação e troca de energia com o público que acompanha as atividades do Encantos.

Ademais, neste caminho de “maturidade”, também vivenciamos inúmeras dificuldades e até perdas. Dentre tais adversidades, enfrentamos o desafio de buscar apoio e testemunhar a efetivação de políticas públicas e parcerias no incentivo ao desenvolvimento artístico e cultural na região. Além disso, inúmeras e significativas foram as perdas de pessoas queridas que deixaram suas marcas nessa história transcorrida com muito amor e carinho pelo canto coral.

Enfim, uma história que se entrelaça com a trajetória de tantas vidas que por aqui se inscreveram através da entrega de seu talento em prol da música – sejam coralistas, familiares, instrumentistas, preparadores vocais, diretorias, coordenações, produções, enfim, uma legião de pessoas que contribuiu e continua construindo esta missão de “cantar e encantar”. Uma dessas vidas é muito especial para nós: a do Maestro Robson Medeiros Vicente, pois com muita alegria, neste dia 11/11, também celebramos o aniversário deste nosso idealizador, fundador e estimado regente.

Parabéns, amado Maestro Robson! O coral Encantos canta em uníssono a alegria de celebrar sua vida em comunhão com a nossa história! Somos gratos por acreditar e nos impulsionar na arte de tocar corações através do canto coral! Além de nos reger em favor da canção, seguramente cada gesto seu também nos conduz para uma experiência genuína de amizade, alegria e bem-estar mútuo. Por conta da pandemia, a forma de expressar nossa homenagem será diferente: divulgamos publicamente por meio deste vídeo nossa profunda admiração... ao Maestro, com carinho!



181 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
 

©2020 por Coral Encantos. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now